Tartuferia San Paolo

A Caça às Trufas é feita por meio de 2 personagens: o Tartufaio e o cachorro que são os especialistas em encontrar os diamantes da gastronomia.

Vanghetto - ferramenta usadas para cavar e encontrar a Trufa

O Tartufaio é o indivíduo que ao lado do seu cão treinado em farejar, procura e encontra pelos funghi. Além de possuir uma vasta experiência, ele também precisa estar em conformidade com as leis de Trufas da Comunidade Europeia, já que a sua busca não pode deteriorar as raízes das árvores e muito menos o ambiente das Trufas.

É possível localizar as Trufas apenas quando elas estão maduras, já que elas exalam o seu aroma e assim o cachorro consegue farejá-la.

Após o cão indicar o local onde as Trufas estão, o Tartufaio usa uma ferramenta semelhante a uma pequena pá chamada Vanghetto para retirar as Trufas debaixo da terra, e em seguida precisa fechar o buraco feito para que o habitat desses funghi não seja comprometido.

Escolher o cão certo para a caçada é primordial e o Lagotto Romagnolo é a única raça reconhecida pela Entidade Nacional de Cinofilia Italiana como o cachorro para a caça às Trufas devido a sua grande habilidade em faro, realizar um mapa mental da região e por sua inteligência. 

Lagotto Romagnolo com Trufas frescas de Tartuferia San Paolo

Publicações