Tartuferia San Paolo

Sendo a única raça reconhecida pela entidade Nacional de Cinofilia Italiana como o cachorro para a Caça às Trufas, o Lagotto Romagnolo também se destaca pela inteligência e companheirismo.

Nero: o Lagotto Romagnolo mascote da Tartuferia San Paolo

O Lagotto Romagnolo é uma raça de cães que se acredita que exista desde antes da criação do Império Romano. É a única raça do mundo especializada em rastrear o nosso diamante da gastronomia, já que são particularmente criados para encontrar Trufas em todos os tipos de terreno.

Como o Lagotto Romagnolo encontra as Trufas

Trabalhando com muita eficiência ao lado do seu companheiro, o Tartufaio – Mestre das Trufas em italiano – os Lagotti conseguem por meio de seu excelente olfato e suas habilidades de busca farejar e indicar a localização das Trufas.

O Lagotto consegue farejar as Trufas apenas quando elas já estão maduras devido ao aroma que exalam. Ao indicar onde as Trufas estão, o Tartufaio usa uma ferramenta chamada Vanghetto – semelhante a uma pequena pá – para cavar e obter os diamantes da gastronomia.

 

Em 2020, a criadora de cães Luiza Sobral trouxe ao Brasil os primeiros Lagotti da América Latina, o casal Split e Lucas, e no início de 2021 nasceu a primeira ninhada de Lagotto no Brasil, incluindo o nosso mascote e xodó: Nero.

O pequeno Nero já iniciou as suas atividades e treinamento, e em breve estará caçando as recém descobertas Trufas Sapucay aqui no Brasil.

Publicações