Tartuferia San Paolo

No dia 15 de novembro de 2021, a Caça às Trufas na Itália é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)

Trufas Brancas e Negras Italianas - Tartuferia

Segundo o Iphan (2009), esse título é dado para atividades “composta por práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu Patrimônio Cultural.”

De acordo com a UNESCO, a Caça às Trufas é composta por diversos de conhecimentos e práticas que por vários séculos são transmitidos oralmente e até hoje é feita por famílias de pequenas comunidades rurais na Itália, além disso, durante os períodos de colheita são realizadas comemorações e festivais em homenagem às Trufas.

As Trufas são um tipo de fungo comestíveis que vivem todo o seu ciclo de vida junto a raízes de árvores específicas como aveleiras, castanheiras, nogueiras e carvalhos e em localidades com clima e umidade característicos, sendo muito raras e difíceis de se encontrar.

Podendo ser encontradas apenas quando elas estão maduras, pelo aroma que exalam, as Trufas são descobertas pelo faro aguçado de cães treinados.

O Lagotto Romagnolo é a única raça reconhecida pela Entidade de Cinofilia Italiana como o cachorro para a Caça às Trufas devido a sua grande habilidade em faro e inteligência.

O cão indica a localização das Trufas para o Tartufaio – mestre das Trufas – que usa uma ferramenta chamada Vanghetto, semelhante a uma pequena pá para cavar e trazê-las para superfície, e em seguida fecha o buraco feito para que não aja degradação no habitat desses fungos.

Lagotto, o caçador de Trufas em bosque - Tartuferia

Durante todo o período de colheita , você pode encontrar Trufas frescas vindas da Itália na Tartuferia San Paolo para laminar em seu prato favorito ou levar para casa e vivenciar o melhor da gastronomia com Trufas.

A Tartuferia é a primeira casa especializada em Trufas na América Latina, com pratos clássicos da gastronomia italiana e autorais, e a sua própria Linha de Produtos com Trufas preparados artesanalmente com ingredientes 100% naturais e selecionados. 

Faça a sua reserva em uma de nossas unidades ou conheça o nosso Empório online e vivencie a Experiência Tartuferia!

Publicações