Sendo a única raça reconhecida pela entidade Nacional de Cinofilia Italiana como o cachorro para a Caça às Trufas, o Lagotto Romagnolo também se destaca pela inteligência e companheirismo.
O Lagotto Romagnolo é uma raça de cães que acredita-se que exista desde antes da criação do Império Romano. É a única raça do mundo especializada em farejar o nosso diamante da gastronomia, já que são particularmente criados atualmente para encontrar Trufas em todos os tipos de terreno.
Trabalhando com muita eficiência ao lado do seu companheiro, o Tartufaio – Mestre das Trufas em italiano – os Lagotti conseguem por meio de seu excelente olfato e suas habilidades de busca farejar e indicar a localização das Trufas.
O Lagotto consegue farejar as Trufas apenas quando elas já estão maduras devido ao aroma que exalam. Ao indicar onde as Trufas estão, o Tartufaio usa uma ferramenta chamada Vanghetto – semelhante a uma pequena pá – para cavar e obter os diamantes da gastronomia.
Em 2020, a criadora de cães Luiza Sobral trouxe ao Brasil os primeiros Lagotti para América Latina, o casal Split e Lucas, e no início de 2021 nasceu a primeira ninhada de Lagotto Romagnolo no Brasil, incluindo o nosso mascote e xodó: Nero.
O pequeno Nero iniciou às suas atividades e treinamento aos 4 mêses, e no dia 20-11-2021 participou da sua 1ª Caça às Trufas no Brasil em Cachoeira do Sul e foi encontrada a maior Trufa Sapucay descoberta até hoje, pesando 134 gramas.